quinta-feira, 31 de março de 2011

ESCOLA DA FAMÍLIA REGISTROU 52,6 MILHÕES DE PARTICIPAÇÕES EM 2010

O programa abrange 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado, que são abertas aos finais de semana para promoção de diversas atividades, cursos e oficinas voltados à comunidade. Foram realizados cursos e eventos nas áreas da saúde, cultura e trabalho.
O Programa Escola da Família da Secretaria de Estado da Educação registrou um total de 52,6 milhões de participações nas atividades realizadas em 2010. Participam do projeto 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado. As unidades são abertas aos finais de semana para promoção de cursos, oficinas, palestras e campanhas voltados à comunidade, que contemplam quatro eixos: saúde, cultura, esporte e trabalho. As atividades direcionadas ao esporte foram as mais procuradas, com 28 milhões de participações, seguidas pelo eixo cultura (24 milhões), saúde (5 milhões) e trabalho (3 milhões). No total, foram ofertados 1.389 cursos e oficinas, sendo 520 direcionados à cultura, 263 ao esporte, 230 à saúde e 376 ao trabalho.
A proposta do Escola da Família é aproximar a comunidade das escolas, oferecendo à população atividades que proporcionem lazer, promoção da saúde, capacitação profissional e geração de renda. No eixo trabalho, por exemplo, são promovidas na Escola Trombi, oficinas que visam à preparação para o mercado de trabalho e inclusão social, como curso de informática para a 3ª Idade, cursinho preparatório para concursos e pré-vestibular, além de atividades que possam servir como fonte de renda para as famílias locais como: bordado, pintura em tela e tecido, manicure e decoupage. Já no eixo saúde, há oficinas de nutrição, cuidados e higiene dos alimentos promovidos em parceria como Projeto APE (Ações Preventivas na Escola). No esporte, as atividades contemplam jogos coletivos (futebol, basquete, voleibol , vídeo game e taco), jogos de tabuleiro (xadrez e dama), step mania/twister e capoeira. Na área da cultura são oferecidos cursos de desenho, exibição de filmes educativos dentre outros.
Sobre o Programa Escola da Família:
Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores do entorno das escolas de todas as idades. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos para realização de atividades esportivas, culturais, de saúde e de trabalho (os quatro pilares do programa) com a comunidade local.
As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.


São Paulo, 24 de fevereiro de 2011. (Data de divulgação das estatísticas)

SAIBA MAIS SOBRE O AUTISMO

 Símbolo para a Conscientização do Autismo.
Este quebra-cabeça representa o mistério e complexidade do autismo.
 As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e das famílias.
O brilho do símbolo é o sinal da ESPERANÇA através de novas pesquisas e conhecimento para pessoas como eu e você!
ESTUDO DIVULGADO NOS EUA EM FEVEREIRO DE 2007, FEITO PELO CDC, APONTA:
 1 EM 150 É AUTISTA NA FAIXA DE 8 ANOS DE IDADE: 
  
O que é o AUTISMO?
Autismo é uma complexa desordem neurobiológica que tipicamente dura à vida inteira (tipicamente porque tem sido relatados casos com tratamentos intensivos em que algumas crianças conseguiram sair do espectro). É parte de um grupo de desordens conhecido como Desordens do Espectro Autista. As outras quatro desordens do espectro são: a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Rett (conforme novas informações do VII Congresso Brasileiro de Autismo, esta síndrome já está sendo retirada do espectro por apresentar características muito próprias), a Desordem Invasiva do Desenvolvimento e a Disordem Desintegrativa da Infância. O Autismo acontece em todas as raças, etnias e grupos sociais e é quatro vezes mais comum em meninos do que meninas. Hoje, 1 em cada 166 indivíduos é diagnosticado com autismo nos EUA, tornando essa desordem mais comum do que o câncer infantil, a diabetes e a AIDS reunidos.
Embora não se conheça ao certo as origens, sabe-se que a predisposição genética aliada a fatores ambientais, é o gatilho para o aparecimento dos sintomas.
Os sintomas podem variar dos muito leves aos muito severos com comprometimentos na socialização, comunicação e imaginação (interesses), desde o retardo mental severo à inteligência normal com habilidades muito acima do normal em algumas áreas.
Os distúrbios na área da sociabilidade incluem prejuízos nos comportamentos não verbais, na interação social (ausência ou diminuição do contato ocular, gestos, expressões faciais e sinais convencionais expressivos de desejo ou emoções), impossibilidade de desenvolvimento de relações sociais apropriadas especialmente com indivíduos da mesma idade, inabilidade em compartilhar interesses e satisfação com os outros e falha na reciprocidade social emocional.
Na área da comunicação os prejuízos incluem atraso ou ausência da fala e inadequação da linguagem. Crianças autistas podem verbalizar, mas não utilizar a fala para se comunicar. A ecolalia, isto é, repetição imediata ou tardia de sons e discursos ouvidos, é uma manifestação muito comum, assim como a utilização de frases de músicas ou comerciais utilizadas no contexto exato para se comunicar. Nos indivíduos verbais falta a habilidade de iniciar ou manter uma conversa. Com frequência a linguagem apresenta-se repetitiva e esteriotipada. As brincadeiras imaginativas e atividades sociais são restritivas ou até mesmo ausentes.
Na categoria interesses e atividades, têm-se um comportamento esteriotipado, incluindo rituais, rotinas não funcionais, maneirismos motores (dedos/mãos, "flapping" ou movimentos com o corpo) e preocupações com partes dos objetos (rodinhas, mecanismos, olhos de boneca).


2 de abril
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Decretado pela ONU


domingo, 27 de março de 2011

terça-feira, 8 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!


Hoje é um dia para agradecer a todas aquelas que dão origem às nossas vidas, que zelam por nossos interesses, que oferecem seus corações em troca de um simples sorriso.
Para refletir sobre aquelas que superam grandes obstáculos com a força e a delicadeza na medida certa, que não tem medo de lutar por seus sonhos, que vencem os maiores desafios da vida, que ensinam os caminhos certos.
Para parabenizar a todas as mulheres que fazem de todos os dias do ano ainda mais belos e únicos.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!   

segunda-feira, 7 de março de 2011

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA - MARÇO/11

Para se inscrever no Programa, clique na opção candidato, na lista do lado esquerdo da tela. Esta opção permite consultar a quantidade de bolsas por Instituição de Ensino e curso, e a quantidade de vagas por Diretoria de Ensino e por Escola.
Para proceder a inscrição do cadastro, clique em Cadastro de Candidato e preencha todas as informações de todas as páginas do cadastro. Para quem já está cadastrado no site, basta prteencher os campos CPF e senha, para acessar a sua ficha cadastral. Se você esqueceu sua senha, encaminhe um e-mail para escoladafamilia@fde.sp.gov.br.
Após o cadastramento, imprima o protocolo de inscrição e siga as orientações nele contidas.
Qualquer dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento da FDE, através do telefone 0800 777 0333 ou escreva um e-mail para escoladafamilia@fde.sp.gov.br.
Acompanhe os prazos de cada etapa, relacionados abaixo. Para saber o resultado da classificação, entre no seu cadastro com seu CPF e senha a partir da data prevista e consulte o seu status na sua ficha cadastral. 
Cronograma março de 2011:
- 02 a 11.03.11 - inscrição de novos candidatos à bolsa de estudos;
- 02 a 15.03.11 - prazo para entrega da documentação pelos candidatos nas Diretorias de Ensino;
- 02 a 17.03.11 - aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Diretorias de Ensino e pelas Instituições de Ensino Superior;
- 18.03.11 - processamento da classificação e divulgação dos resultados para as Diretorias de Ensino;
- 18 a 30.03.11 - encaminhamento pelas DEs dos bolsistas classificados para início das atividades nas escolas em 02/04/11;
- 23.03.11 - divulgação dos resultados para os candidatos;
- 02.04.11 - apresentação e início das atividades nas escolas dos novos bolsistas.
 

sábado, 5 de março de 2011

COMUNICADO Nº 015/2011

São Paulo, 25 de fevereiro de 2011.
 
 Às Diretorias
 Senhores Dirigentes, Supervisores e PCOPs de Projetos Especiais
 
ASSUNTO: Carnaval
 
Prezados Educadores
Em virtude do feriado de Carnaval, as atividades do Programa Escola da Família estarão suspensas nos dias 05 e 06 de março de 2011, nas Escolas Estaduais participantes.
Agradecemos a colaboração e o empenho de todos,
Atenciosamente,
 
Maria Helena Berlinck Martins
Coordenação Geral do Programa Escola da Família
 
Ana Maria Stuginski
Coordenação executiva do Programa Escola da Família