O programa abrange 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado, que são abertas aos finais de semana para promoção de diversas atividades, cursos e oficinas voltados à comunidade. Foram realizados cursos e eventos nas áreas da saúde, cultura e trabalho.
O Programa Escola da Família da Secretaria de Estado da Educação registrou um total de 52,6 milhões de participações nas atividades realizadas em 2010. Participam do projeto 2,6 mil escolas estaduais e municipais em todo o Estado. As unidades são abertas aos finais de semana para promoção de cursos, oficinas, palestras e campanhas voltados à comunidade, que contemplam quatro eixos: saúde, cultura, esporte e trabalho. As atividades direcionadas ao esporte foram as mais procuradas, com 28 milhões de participações, seguidas pelo eixo cultura (24 milhões), saúde (5 milhões) e trabalho (3 milhões). No total, foram ofertados 1.389 cursos e oficinas, sendo 520 direcionados à cultura, 263 ao esporte, 230 à saúde e 376 ao trabalho.
A proposta do Escola da Família é aproximar a comunidade das escolas, oferecendo à população atividades que proporcionem lazer, promoção da saúde, capacitação profissional e geração de renda. No eixo trabalho, por exemplo, são promovidas na Escola Trombi, oficinas que visam à preparação para o mercado de trabalho e inclusão social, como curso de informática para a 3ª Idade, cursinho preparatório para concursos e pré-vestibular, além de atividades que possam servir como fonte de renda para as famílias locais como: bordado, pintura em tela e tecido, manicure e decoupage. Já no eixo saúde, há oficinas de nutrição, cuidados e higiene dos alimentos promovidos em parceria como Projeto APE (Ações Preventivas na Escola). No esporte, as atividades contemplam jogos coletivos (futebol, basquete, voleibol , vídeo game e taco), jogos de tabuleiro (xadrez e dama), step mania/twister e capoeira. Na área da cultura são oferecidos cursos de desenho, exibição de filmes educativos dentre outros.
Sobre o Programa Escola da Família:
Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores do entorno das escolas de todas as idades. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos para realização de atividades esportivas, culturais, de saúde e de trabalho (os quatro pilares do programa) com a comunidade local.
As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.
São Paulo, 24 de fevereiro de 2011. (Data de divulgação das estatísticas)