quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PROPOSTA DE TRABALHO 2010


JUSTIFICATIVA
Partindo do pressuposto de que a educação e o lazer são para todos, busca-se reconhecimento e valorização da diversidade e das diferenças individuais como elementos intrínsecos e enriquecedores das relações humanas. É com base na melhoria da qualidade de vida, através de atividades de educação, lazer, cultura, esporte, educação para o trabalho, ética e cidadania que os projetos serão desenvolvidos.
Na perspectiva de formação de um cidadão pensante e ativo, buscamos, atraves dos projetos, fazer com que os participantes tenham autonomia e autoria de pensamentos, sejam pesquisadores e utilizem o conhecimento em situações desafiadoras, aprendam a aprender, sejam empreendedores capazes de desenvolver atividades em grupo, cooperativos, éticos, responsáveis com a manutenção do patrimônio e do meio ambiente, reconheçam-se como pessoas e sejam agentes transformadores da sociedade com possibilidades de avaliar e questionar a realidade social, favorecendo mudanças e garantindo a construção de conhecimentos e valores para uma compreensão crítica e transformadora da realidade na qual estão inseridos.
Além de um espaço de lazer e dos projetos sistematizados, a escola a partir de sua prática diária, busca a superação de preconceitos e combate às atitudes discriminatórias, pois, a diversidade dos freqüentadores forma um ambiente onde convivem crianças, jovens, adultos e idosos de origens, níveis socioeconômicos, com costumes, dogmas religiosos e visões de mundo diferentes.
As atividades desenvolvidas na escola, voltadas ao público, visam à construção da cidadania e da autonomia moral e intelectual, tendo como princípio norteador o resgate de valores e da identidade (construção de sujeitos históricos, competentes, críticos, éticos e participativos capazes de transformarem a realidade social e política numa relação de respeito consigo mesmo, com o outro e com a natureza). A articulação e a participação da comunidade são de fundamental importância para o desenvolvimento de diversas atividades nos finais de semana, criando uma base objetiva de respeito indispensável ao conhecimento, cultura e vida que as pessoas envolvidas têm no seu cotidiano, ponto de partida de qualquer intervenção educativa. Com isso, se garante o atendimento aos interesses, necessidades concretas e as motivações dos participantes para a formação humana no espaço escolar, porque impulsiona cada participante no avanço da convivência e no sentido da existência humana para o exercício da cidadania.
Os participantes dividem suas conquistas e alegrias, mas também suas dificuldades e problemas e é nesses momentos que uma equipe entrosada faz a diferença, é preciso ser líder, mas acima de tudo solidário com os que o cercam.
OBJETIVO GERAL
• Atender nos finais de semana, a comunidade com atividades educacionais, voltadas à cultura e cidadania;
• Possibilitar que a escola se constitua, em espaço de cultura, lazer, esporte e cidadania, para a comunidade interna e externa;
• Atender as expectativas das crianças, jovens, adolescentes e pais da comunidade que irão freqüentar a UE, obedecendo a uma grade de atividades que incluem: esportes, cultura, saúde e trabalho;
• Desenvolver a interação grupal e ressaltar a importância do cooperativismo na construção de uma sociedade melhor;
• Incentivar a participação dos jovens atrelando a participação juvenil como uma possível solução para alguns dos inúmeros problemas da sociedade;
• Provocar o participante a ser protagonista, alguém verdadeiramente atuante na condução de ações em sua vida pessoal e social;
• Propiciar ao participante, atividades que gerem renda;
• Difundir e preservar a cultura local;
• Organizar ações para conscientização, estímulo, motivação, valorização e oportunidade aos participantes;
• Estimular o desenvolvimento das habilidades e competências, legitimando atitudes positivas;
• Valorizar hábitos saudáveis de nutrição, higiene e de prevenção em relação à saúde;
• Valorizar o saber cultural da comunidade;
• Valorizar o meio ambiente;
• Incentivar as práticas de trabalhos manuais de artesanato associando as práticas de reciclagem;
• Despertar o interesse pela prática desportiva;
• Ser instrumento de divulgação e promoção das atividades,
• Motivar o crescimento do esporte dentro da escola.
OBJETIVO ESPECÍFICO
• Definir e planejar metas parciais para que os projetos possam ser divididos em subprojetos organizados em eixos;
• Dar possibilidade de expressar a própria criatividade;
• Desenvolver hábitos e atitudes para uma convivência saudável;
• Parceria com o Centro de Saúde;
• Desenvolver ações preventivas e educativas em saúde ambiental, proporcionando informações visando à qualidade de vida e diminuição dos impactos ambientais;
• Conscientizar sobre diabetes, hipertensão, HPV, prevenção do câncer, hanseníase, DST/AIDS, etc;
• Compreender a importância da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia, da dignidade e de outros valores universais;
• Renovar a relação entre a unidade escolar e a sociedade em geral, promovendo a interação contínua entre todos os setores: alunos, pais, educadores, universitários, voluntários e comunidade;
• Preservar o patrimônio físico e cultural da escola;
• Estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas;
• Desenvolver talentos e aptidões, que atuem integrados à família e à comunidade, valorizando as manifestações culturais locais, criando espaços de convívio amigável e pacífico, oferecendo espaços adequados para a realização dessas atividades;
• Aproximar, cada dia mais a comunidade da escola, estimulando a interação democrática entre os alunos, pais, funcionários e toda a população em seu entorno, bem como a busca de mecanismos de facilitação de acesso a seus acervos para aumentar a divulgação de informações e obtenção de conhecimentos;
• Desenvolver o entrosamento entre a equipe escolar do PEF e os docentes para que realizem um trabalho em equipe;
• Ampliar as oportunidades e alternativas de manifestação cultural e exercício da cidadania através da articulação escola-comunidade;
• Desenvolver, na juventude, a amplitude de autonomia de idéias, atitudes, solidariedade e competência para encaminhar sua vida pessoal e intervir na sociedade onde está inserido.
METODOLOGIA
• Traçar metas juntamente com a equipe da UE;
• Rever alguns projetos para que possamos atrair mais participantes;
• Divulgar as atividades desenvolvidas no programa através das HTPCs para o corpo docente escolar, aos alunos nas salas de aula e notícias em jornais e rádios;
• Supervisionar as atividades desenvolvidas pelos universitários e sanar as dúvidas que possam surgir;
• Socializar com o gestor os assuntos tratados nas reuniões na DE;
• Buscar novas parcerias e voluntários para que possamos ampliar nossas metas;
• Sugerir novos projetos;
• Valorizar e reconhecer as vitórias da equipe;
• Inserir, nos momentos de diálogo com os participantes e equipe conceitos como: auto-estima, visão de futuro, projeto de vida, autodeterminação, vontade de crescer profissionalmente, metas de vida, etc;
• Proporcionar uma oportunidade real de aprendizagem para inserção no mundo, de modo produtivo e solidário, ampliando o tempo e a importância da permanência na escola, tornando-a um lugar privilegiado para o desenvolvimento do pensamento autônomo, que é a condição para uma cidadania responsável;
• Dar oportunidades a todos os participantes para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
• Cultura
Brinquedoteca, dança, exibição de filmes e clipes musicais, gibiteca, grafitte, música, teatro, etc.
• Educação
Sala de leitura e campanhas preventivas.
• Educação Ambiental
Ajardinamento, coleta seletiva de lixo e outros.
• Esportes
Atividades recreativas, baralho, basquete, caminhada, dama, dominó, futsal, pebolim, sinuca, tênis de mesa, vôlei, xadrez, etc.
• Étnica e Cidadania
Diversidade cultural, educação para convivência, legislação, prevenção ao uso indevido de drogas, responsabilidade social, valorização da vida, etc.
• Família e Escola
Futuridade (bingo, ginástica e informática), matroginástica (campeonatos entre pais) e outros.
• Promoção da Saúde
Campanhas, palestras e parcerias (Centro de Saúde e Psicóloga Dra Daniela R. Viana).
• Trabalho
Artesanato, biscuit, bordado, culinária, informática, padaria artesanal, pintura em tecido, pintura em tela, reciclagem de materiais, etc.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
• Escola da Família: Espaço de Paz;
• Manual de Regulamento do Programa Escola da Família - MRPEF, p. 7.
• Proposta Pedagógica do Estado de São Paulo;
• Resolução SE nº 82 de 11 de dezembro de 2006.

2 comentários:

  1. gostaria de insvrever-me para trabalhar como educardora na Escola da Família" como devo prosceder.

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  2. eu quero saber como me inscrevo para trabalhar na escola da familia de minha cidade????

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