O trabalho em equipe resultou no sucesso do PEF em 2009.
Tomamos emprestadas do poeta Henfil, algumas palavras como se fossem nossas: “Se não houver vitórias, haverá a beleza das flores, se não houver flores, haverá a lembrança das folhas e, se não houver nem a sombra nem as folhas, haverá sempre o respeito pela intenção da semente".
Gostaríamos de agradecer toda a equipe pela dedicação e confiança depositada em nós. Sabemos que todo início de ano é como se o sonho da concretização dos projetos estivesse nas nuvens e, podem ter certeza que estava. No começo, olhamos para o alto e vimos uma confusão: projetos, ideais, regras, objetivos, metas... sem que tivéssemos a exata noção da dimensão do desafio que nos aguardava. É como o alpinista que está começando a sua subida, respira fundo olhando o topo da montanha sabendo de suas dificuldades, mas com a fé de que alcançará o cume. Subimos o primeiro degrau, e a cada etapa vencida, a escalada tornava-se mais emocionante.
Foi entre atividades, conversas nos pátios e quadras, que a turma foi se conhecendo, interagindo, e um longo e duradouro espírito de coletividade foi naturalmente sendo concretizado. Aos poucos, foi se tornando parte de nossas vidas. Vencemos muitos obstáculos. Vivenciamos experiências que envolviam todos os tipos d
e situações: das alegres às tristes, das cômicas às trágicas, das corriqueiras às surpreendentes. E assim, a cada passo, a cada experiência vivenciada, a caminhada ia ficando mais curta e mais um degrau ficando para trás. Na vida
, encontramos pessoas que nos cativam fortemente a alma.
A importância de aprender e ensinar reciprocamente, o valor de discutirmos idéias a ponto de discordarmos de nós mesmos – se é que isto seja possível – a habilidade de conviver com a divergência de opiniões ou de interesses, e ainda, uma coisa bastante valiosa, mágica e rica que levaremos conosco para o resto de nossas vidas: o CONHECIMENTO!!! Então, olhamos ao nosso redor e percebemos que muitos amigos ficaram no meio do percurso e nessas horas... bem... nessas horas, é que as pessoas fazem a diferença! Palavras amigas, demonstrações de afeto e olhares compreensivos...
Quando os alicerces que estávamos construindo chega perto das "nuvens", o tempo se fecha e a busca pelo sonho parece não ter fim. É neste momento que nos sentimos recomeçando a escalada para, finalmente tomar posse daquilo que nos pertence.
Nós, hoje aqui reunidos, saudamos a conquista de nosso almejado objetivo, o qual agrega em si fatores que extrapolam os limites do conhecimento adquirido, sendo reflexo clarividente do alto grau de idealismo, muita coragem e perseverança norteou nossa trajetória ao longo desse ano, onde escalamos e edificamos nossas colunas.
É... esta caminhada chega ao fim para que se possa fazer um novo começo. Podem ter certeza que sentiremos saudades do percurso, pois, perceber esse processo, nos proporciona um grande crescimento pessoal, nos permite afirmar que ele mesmo não é fruto, obviamente, de meras prerrogativas individuais, nenhuma pessoa constrói-se sozinha, ela soma-se à autenticidade de cada um. Todos somos pessoas participantes ativas daquilo que somos e daquilo em que nos transformamos.
Nesta caminhada, sempre tivemos pessoas ativas ao nosso lado, e agora perguntamos: Como reduzir a meras palavras todo o significado da participação da equipe e comunidade? São eles que nos fornecem os subsídios mais preciosos, aos quais sempre cumpre recorrer quando precisamos procurar afeto e motivação. Como demonstrar nosso agradecimento aos universitários, que sempre se fizeram presentes? À eles... nosso mais sincero sentimento de agradecimento.
Que vocês possam atuar em suas vidas práticas como agentes de mudanças e que possam se responsabilizar pela parcela que lhes cabe pelos rumos de nossa sociedade. A crença na justiça social e na dignidade da pessoa humana deverá ser o leme que os orientará no exercício de suas profissões. Nenhuma turbulência deverá afastá-los dos valores sociais do trabalho. Nenhuma tempestade, nem mar revolto deverá desviá-los do desempenho digno de suas atribuições. Sejam críticos contumazes de seus atos para que nunca se afastem de seus objetivos.
Agradecemos a vocês: Alessandra, Cristiano, Letícia, Paulinho, Marcelo e Saed pela organização, atenção e presteza no serviço.
Para concluir, gostaríamos apenas de dizer que hoje... hoje, nossos alicerces encontram-se nas nuvens. Agora é tomar posse do que é de vocês, e que o final deste ano não represente uma despedida em nossas vidas, e sim a reafirmação do alto grau de comprometimento que temos para conosco e para com a sociedade. Que DEUS os abençoe sempre!!!