segunda-feira, 31 de maio de 2010

CONCURSO DO IBGE 2010

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) 2010 é destinado a selecionar candidatos para contratação temporária de pessoal para a realização do Censo Demográfico 2010. O concurso ofereceu 191.972 vagas para nível fundamental.
As provas foram realizadas dia 30 de maio de 2010, das 13h às 17h (considerando-se o horário de Brasília) e a EE “Monsenhor José Trombi” foi uma das escolas onde ocorreu à mesma. O prazo de validade do Concurso IBGE será de 2 (dois) anos, contados a partir da data da divulgação dos resultados finais.
O IBGE divulgará nesta segunda, 31/08, no Diário Oficial da União, o edital do processo seletivo simplificado com 33.012 vagas para Agentes Censitários, divididas em: 400 vagas de Agente Censitário Regional (ACR), 558 de Agente Censitário Administrativo (ACA), 6.722 Agentes Censitários Municipais (ACM), 23.900 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e 1.432 de Agentes Censitários de Informática (ACI), distribuídas por todos os 5.565 municípios do Brasil.
Estão reservados 5% do total de vagas para os portadores de necessidades especiais. A previsão de execução dos trabalhos é de até: 12 meses para o ACR, 10 meses para o ACM, 10 meses para o ACI, nove meses para o ACS, e 12 meses para o ACA. Para todas as funções a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.
Ao candidato que obtiver melhor classificação será oferecida a vaga de ACM definida para a função em cada Município / Área de Trabalho. Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de ACS. O gabarito oficial será divulgado no dia seguinte à aplicação das provas.
O resultado final para ACR tem divulgação prevista para 23 de dezembro, e para as demais funções a partir de 20 de janeiro de 2010.
As contratações dos ACR serão feitas a partir de janeiro e das demais funções a partir de março de 2010.
O Censo 2010 começa em 1º de agosto. A partir de 26 de julho será feita a contratação dos recenseadores.
Confira o gabarito em: http://concursosnobrasil.com.br/gabarito-concurso-ibge-2009












quinta-feira, 20 de maio de 2010

MEIO AMBIENTE - PENSAR GLOBAL E AGIR LOCAL

A adesão dos municípios ao Projeto Verde é voluntária e se dá a partir da assinatura de um "Protocolo de Intenções" que propõe 10 Diretivas Ambientais que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim, é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados, rumo às ações necessárias para que o município seja certificado como "Município Verde e Azul".
As 10 Diretivas são:
1. Esgoto Tratado
Realizar a despoluição dos dejetos em 100% até o ano de 2010, ou, sendo financeiramente inviável, firmar um termo de compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, comprometendo-se a efetivar o serviço até o final de 2014.
2. Lixo Mínimo: Eliminar até 2010 os lixões a céu aberto, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem do lixo no município.
3. Mata Ciliar: Auxiliar o governo na recuperação das matas protetoras dos córregos e das nascentes d’água.
4. Arborização urbana: Aprimorar as áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies plantadas, visando atingir 12 m² por habitante.
5. Educação ambiental: Implementar um programa de educação ambiental na rede de ensino municipal, promovendo a conscientização da população a respeito dos problemas ecológicos.
6. Habitação sustentável: Definir critérios de sustentabilidade na expedição de alvarás da construção civil, restringindo o uso de madeira da Amazônia e favorecendo tecnologias de economia de água e energia fóssil.
7. Uso da água: Implantar um programa municipal contra o desperdício de água.
8. Poluição do ar: Auxiliar o governo no combate da poluição atmosférica, especialmente no controle da fumaça preta dos ônibus e caminhões a diesel.
9. Estrutura ambiental: Criar um Departamento ou Secretaria municipal de meio ambiente.
10. Conselho de Meio Ambiente: Constituir órgão de participação da sociedade, envolvendo a comunidade local na agenda ambiental.
No dia 22/05, a equipe regional e escolar do PEF realizou campanha em parceria com a Coordenadora da Agricultura e Meio Ambiente, Grêmio Estudantil XI de Março e participantes do projeto social municipal Ação Jovem para conscientizar a população sobre o lixo no meio ambiente. Foi entregue panfleto sobre separação do lixo orgânico e reciclado e, dias de coleta dos entulhos, sendo que, a cidade está dividida em três setores para a coleta desses entulhos.
A campanha foi realizada nos bairros: Colina Verde, Vila Planalto, São Caetano e Vila Nova.
A cidade, por ter atingido a média de pontuação 80 nas diretrizes acima citadas (Fartura tem média 82), recebeu do governo do estado algumas máquinas que auxiliam na coleta e seleção do lixo. Cada vez que a média aumenta, uma nova máquina é entregue ao município.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A CANÇÃO DA FUTURIDADE

Tu vês as árvores, vê os pássaros, o que sucede, os dias e as noites...
Vês a primavera que retorna sempre depois do inverno, e o outono que vem após o estio; vês raízes, rios , nuvens, pássaros...
Com os tons mais variados e com os sons celestes!
Eu revejo enamorada o rio que me fala sempre, ainda, sempre, de dia de noite, á luz do sol e á das estrelas; repete aos meus olhos e aos meus ouvidos, com a água descendo perenemente, um murmúrio que não cala nunca!
É quando o Amor canta a mais bela canção da FUTURIDADE.
Eu, repara tu, sou o tempo que passa, e , vindo do alto, desço, sempre, sempre, sem nunca parar, até o levo nas corredeiras e restituo ao mar as gotinhas das geleiras.
Porque eu nunca descanso, sou um tempo que vai passando e que não retorna jamais ao mesmo lugar!
Às vezes quisera voltar atrás, mas em vão se resiste ao tempo que passa, à onda que desce e, após uma pequena paragem, também a onda rebelde e arrastada pelas outras, que vêem depois, e desce e desce lá, donde não se volta mais. Assim é a FUTURIDADE!

Efigênia Coutinho

segunda-feira, 17 de maio de 2010

DIA DAS MÃES

No sábado, 15/05, alunos da 7ª e 8ª série organizaram desfile de modas um homenagem ao Dia das Mães. O mesmo foi realizado em parceria com comércio local. Confira as fotos!!!


BULLYING

Todo dia, em praticamente todas as escolas do mundo, muitos alunos sofrem algum tipo de agressão física ou moral por serem gordinhos, usarem óculos com lentes grossas ou simplesmente porque dedicam algumas horas a mais que outros aos estudos. O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.
Segundo uma pesquisa realizada pela Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência), uma associação voltada para a infância e adolescência, 40% dos entrevistados padecem com o bullying. Esse fenômeno, que começou a ser observado nos anos 1970, ainda não tem tradução para o nosso idioma, mas compreende todas as formas de atividades agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente.
Bullying é uma situação que se caracteriza por atos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". Estão inclusos no bullying: apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas, ofenças, gozações, discriminação, exclusão, isolamento, intimidação, tirania, agressão, empurrão, roubos, sofrimento, quebra de pertences, insultos, acusação, chantagem, entre outros tantos. O que o caracteriza é a repetição, o constrangimento diário que deixa seqüelas psicológicas, às vezes irreversíveis.
No dia 23/04, os educadores profissionais do PEF participaram de Videoconferência na Diretoria de Ensino com as palestrantes Ana Maria Stuginck e Cleo Fante.
O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou, no dia 20 de janeiro, a promulgação da Lei nº 11.875, que institui a Política de Prevenção à Violência contra Educadores da Rede de Ensino do Estado de São Paulo. A lei, tem por objetivo estimular discussões, atividades e medidas de prevenção a situações de risco para os profissionais de Educação entre as escolas, comunidades e entidades de classe. Leia na íntegra a publicação em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=6086 e no dia 24 de junho de 2009 o Projeto de Lei nº 69/09 do vereador Gabriel Chalita que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação.
Saiba mais sobre o assunto no site www.diganaoaobullying.com.br


TODOS SANGRAMOS VERMELHO...

Talvez eu não consiga escrever uma frase, ou mesmo uma palavra,
Mas isso significa que você pode me empurrar contra a parede?
Talvez eu não consiga ler tão bem quanto o restante da classe,
Mas isso significa que você tem de me fazer tropeçar quando estou passando?
Talvez eu não consiga chutar a bola tão longe quanto o melhor,
Mas isso significa que sou diferente dos demais?
Talvez eu não consiga gritar tão alto quanto você,
Mas isso me torna um homem menor?
Talvez eu seja de uma outra cor, uma raça diferente,
Mas isso lhe dá o direito de bater no meu rosto?
Talvez meus óculos façam meu rosto parecer redondo,
Mas isso quer dizer que você deve atirá-los no chão?
Talvez eu seja pobre, e não tenha dinheiro algum,
Mas isso quer dizer que você pode me ridicularizar para que seus amigos o achem engraçado?
Talvez eu vista roupas Adidas ou Nike,
Mas isso lhe dá o direito de roubar as coisas de que gosto?
Talvez eu nunca venha a vencer, e seja sempre um perdedor,
Mas você pode me deixar em paz? Posso escolher?
Talvez você não se importe se estou vivo ou morto,
Se eu pudesse escolher uma única coisa para entrar na sua cabeça seria isto:
“Somos todos iguais. Todos sangramos vermelho…”

(Poema escrito por Anthony Kisley )

sexta-feira, 14 de maio de 2010

HANSENÍASE



O QUE É HANSENÍASE?
É uma doença humana, transmissível e curável, que ataca os nervos periféricos da pele. A doença já foi conhecida de forma errada e com trágicas consequências pelo nome lepra.
QUAL A CAUSA DA HANSENÍASE?
A hanseníasse é causada por um micróbio (bacilo de Hansen), que além de atacar os nervos periféricos, a pele e a mucosa nasal, pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. O bacilo de Hansen não atinge a medula espinhal e o cérebro.
A HANSENÍASE TEM CURA?
Sim. Qualquer que seja a forma de hanseníase, a cura acontece utilizando-se medicamentos que provocam a morte dos bacilos Porém, se o tratamento for tardio ou inadequado, a pessoa pode ficar com seqüelas (deformidades), mesmo já estando curada da infecção. Neste caso, as deformidades não transmitem a infecção. As pessoas curadas, mas com alguma deformidade por menor que seja, precisam apenas aprender a se cuidar para evitar traumatismos e ferimentos que podem originar outros problemas como o mal perfurante plantar.
COMO A INFECÇÃO SE MANIFESTA EM DOENÇA?
Os primeiros sinais da doença são: pequenas manchas dormentes de cor esbranquiçada ou avermelhada. Se não for mancha dormente, não é mancha de hanseníase A dormência significa a perda da sensibilidade ao calor, á dor e ao tato. Isso é facilmente verificado pelo médico ou outro profissional treinado.
COMO SE PEGA HANSENÍASE?
A hanseníase se pega somente de uma pessoa infectada apresentando forma contagiante, isto é, que esteja eliminando os bacilos de Hansen pelas vias respiratórias e que não esteja fazendo tratamento (quando inicia o tratamento deixa de transmitir). Existem formas de doença que não são contagiantes. A doença, de qualquer leito, não se pega num aperto de mão, num abraço ou usando diversos utensílios como copos, talheres ou pratos, compartilhados pela família.
QUANTO TEMPO DEMORA O TRATAMENTO?
Se a pessoa tiver menor quantidade de bacilos (Formas Paucibacilares), o tratamento Poliquimioterápico (PQT) demora 6 meses ou 6 doses. Se tiver maior quantidade de bacilos (Formas Multibacilares), 1 ano ou 12 doses para a cura.
A PQT é doada para o Brasil pela Organização Mundial de Saúde, e tem que estar em todos os municípios gratuitamente.
QUAIS OS DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE?
Os pacientes de hanseníase têm todos os direitos assegurados como qualquer cidadão, além dos que lhe são garantidos pelas portarias ministeriais, que são os seguintes:
a) Portaria nº 724/eM, de 6/7/93, que instituiu o Comitê Técnico-Assessor de Dermatologia Sanitária, onde o Morhan participa como membro integrante.
b) Portaria nº 8141CM, de 22/07/93, que regulamenta o tratamento da hanseníase no país (D.O. 4/8/93).
Quanto aos deveres, os pacientes também devem ser alertados quanto á sua parcela de responsabilidade no tratamento, pois, sem isso não haverá controle da infecção, nem cura da doença e nem eliminação do problema no país. Para outras informações procure o centro de saúde mais próximo de sua casa ou ligue para o TELEHANSEN® 0800262001

quinta-feira, 13 de maio de 2010

CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO DA PREFEITURA DE FARTURA

Começa neste sábado o cursinho preparatório para o concurso da Prefeitura Municipal de Fartura. As aulas serão ministradas aos sábados e domingos, das 13h30min às 15h00min.
O assunto será referente as disciplinas de Matemática, Português e sobre o Estatuto da Criança e Adolescente onde, os assuntos estão publicados em edital no site www.fartura.sp.gov.br
Na perspectiva de formação um ser humano pensante e ativo, buscamos, neste projeto, garantir a construção de conhecimentos para uma compreensão crítica e tranformadora da realidade na qual estamos inseridos.
No dia 29/05, acontecerá um simulado do concurso. Esses são alguns dos participantes do Cursinho:

sábado, 8 de maio de 2010

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O BOLSA UNIVERSIDADE - MAIO DE 2010

Até 12 de maio, estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Universidade. Estudantes universitários que concluíram o Ensino Médio em qualquer rede de ensino, no Brasil, podem se inscrever.
O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso – a Secretaria de Estado da Educação arca com 50% do valor da mensalidade, com teto de R$ 267, 00, e a instituição de ensino completa o restante do valor da mensalidade.
Em contrapartida, irá atuar como educador universitário em uma escola participante do Programa Escola da Família, que abre unidades escolares aos sábados e domingos para a comunidade.
As atividades desenvolvidas nas escolas poderão ser organizadas nos quatro eixos de atuação do Programa Escola da Família: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho.
Para se candidatar é preciso:
1.Estar regularmente matriculado em faculdade conveniada com o Programa Bolsa Universidade.
2.Não receber outra bolsa, financiamento ou similar, vindos de recursos públicos.
3.Ter disponibilidade para atuar como educador universitário no Programa Escola da Família, em escolas estaduais ou municipais do Estado de São Paulo, aos finais de semana.
Para conhecer o cronograma completo, as faculdades conveniadas, o regulamento e efetuar sua inscrição, acesse o site www.escoladafamilia.fde.sp.gov.br

Cronograma maio de 2010:

- 04 a 12.05.10 - inscrição de novos candidatos à bolsa de estudos;
- 04 a 14.05.10 - prazo para entrega da documentação pelos candidatos nas Diretorias de Ensino;
- 04 a 19.05.10 - aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Diretorias de Ensino e pelas Instituições de Ensino Superior;
- 20.05.10 - processamento da classificação e divulgação dos resultados para as Diretorias de Ensino;
- 20 a 31.05.10 - encaminhamento pelas Diretorias de Ensino dos bolsistas classificados para início das atividades nas escolas em 05/06/10;
- 25.05.10 - divulgação dos resultados para os candidatos;
- 05.06.10 - apresentação e início das atividades nas escolas dos novos bolsistas.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

CAPACITAÇÃO

Nos dias 30/04 e 21/05, aconteceu na Papelaria CGC da cidade de Piraju-SP, uma capacitação para Gestores e Educadores Profissionais do PEF. A capacitação foi ministrada por professora representante das tintas Acrilex onde, cada participante decorou uma caixa em MDF com tintas da marca.
A Gestora e a Educadora Profissional da escola Trombi estiveram participando desta capacitação para poder proporcionar à comunidade frequentadora do PEF mais uma atividade nos finais de semana.
É notório que somente através de parcerias como esta - PEF x Acrilex - podemos alcançar horizontes cada vez maiores, o que nos possibilita concluir com sucesso nossos trabalhos pois, entendemos que a primeira parceria começa no ambiente de trabalho, através da união de todos e do objetivo comum, só assim conseguiremos novos parceiros que, através de colaborações, ações aparentemente simples, transformam a rotina dos projetos em algo significativo para muitas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
A todos os envolvidos, o nosso sincero agradecimento.