quinta-feira, 20 de maio de 2010

MEIO AMBIENTE - PENSAR GLOBAL E AGIR LOCAL

A adesão dos municípios ao Projeto Verde é voluntária e se dá a partir da assinatura de um "Protocolo de Intenções" que propõe 10 Diretivas Ambientais que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim, é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados, rumo às ações necessárias para que o município seja certificado como "Município Verde e Azul".
As 10 Diretivas são:
1. Esgoto Tratado
Realizar a despoluição dos dejetos em 100% até o ano de 2010, ou, sendo financeiramente inviável, firmar um termo de compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, comprometendo-se a efetivar o serviço até o final de 2014.
2. Lixo Mínimo: Eliminar até 2010 os lixões a céu aberto, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem do lixo no município.
3. Mata Ciliar: Auxiliar o governo na recuperação das matas protetoras dos córregos e das nascentes d’água.
4. Arborização urbana: Aprimorar as áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies plantadas, visando atingir 12 m² por habitante.
5. Educação ambiental: Implementar um programa de educação ambiental na rede de ensino municipal, promovendo a conscientização da população a respeito dos problemas ecológicos.
6. Habitação sustentável: Definir critérios de sustentabilidade na expedição de alvarás da construção civil, restringindo o uso de madeira da Amazônia e favorecendo tecnologias de economia de água e energia fóssil.
7. Uso da água: Implantar um programa municipal contra o desperdício de água.
8. Poluição do ar: Auxiliar o governo no combate da poluição atmosférica, especialmente no controle da fumaça preta dos ônibus e caminhões a diesel.
9. Estrutura ambiental: Criar um Departamento ou Secretaria municipal de meio ambiente.
10. Conselho de Meio Ambiente: Constituir órgão de participação da sociedade, envolvendo a comunidade local na agenda ambiental.
No dia 22/05, a equipe regional e escolar do PEF realizou campanha em parceria com a Coordenadora da Agricultura e Meio Ambiente, Grêmio Estudantil XI de Março e participantes do projeto social municipal Ação Jovem para conscientizar a população sobre o lixo no meio ambiente. Foi entregue panfleto sobre separação do lixo orgânico e reciclado e, dias de coleta dos entulhos, sendo que, a cidade está dividida em três setores para a coleta desses entulhos.
A campanha foi realizada nos bairros: Colina Verde, Vila Planalto, São Caetano e Vila Nova.
A cidade, por ter atingido a média de pontuação 80 nas diretrizes acima citadas (Fartura tem média 82), recebeu do governo do estado algumas máquinas que auxiliam na coleta e seleção do lixo. Cada vez que a média aumenta, uma nova máquina é entregue ao município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário