segunda-feira, 17 de maio de 2010

BULLYING

Todo dia, em praticamente todas as escolas do mundo, muitos alunos sofrem algum tipo de agressão física ou moral por serem gordinhos, usarem óculos com lentes grossas ou simplesmente porque dedicam algumas horas a mais que outros aos estudos. O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.
Segundo uma pesquisa realizada pela Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência), uma associação voltada para a infância e adolescência, 40% dos entrevistados padecem com o bullying. Esse fenômeno, que começou a ser observado nos anos 1970, ainda não tem tradução para o nosso idioma, mas compreende todas as formas de atividades agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente.
Bullying é uma situação que se caracteriza por atos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". Estão inclusos no bullying: apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas, ofenças, gozações, discriminação, exclusão, isolamento, intimidação, tirania, agressão, empurrão, roubos, sofrimento, quebra de pertences, insultos, acusação, chantagem, entre outros tantos. O que o caracteriza é a repetição, o constrangimento diário que deixa seqüelas psicológicas, às vezes irreversíveis.
No dia 23/04, os educadores profissionais do PEF participaram de Videoconferência na Diretoria de Ensino com as palestrantes Ana Maria Stuginck e Cleo Fante.
O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou, no dia 20 de janeiro, a promulgação da Lei nº 11.875, que institui a Política de Prevenção à Violência contra Educadores da Rede de Ensino do Estado de São Paulo. A lei, tem por objetivo estimular discussões, atividades e medidas de prevenção a situações de risco para os profissionais de Educação entre as escolas, comunidades e entidades de classe. Leia na íntegra a publicação em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=6086 e no dia 24 de junho de 2009 o Projeto de Lei nº 69/09 do vereador Gabriel Chalita que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação.
Saiba mais sobre o assunto no site www.diganaoaobullying.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário